A matemática está muito presente em nossas vidas, mais do que imaginamos. Quando vamos ao mercado, loja ou simplesmente até chegar a esses lugares, vemos bem de perto a matemática. Caso vamos andar de ônibus, necessitamos de noções de Soma para pagar a passagem, noção de Subtração para que confira o troco, multiplicação caso vá pagar para mais de uma pessoa e também ao somar todos os valores dados por muitas pessoas e depois dividir corretamente os trocos a cada uma delas, assim vão surgindo em nosso cotidiano as operações matemáticas.
Deve-se mostrar sempre para a criança que a matemática é muito importante e, suas operações devem ser sempre mostradas de formas simples, lúdicas e descomplicadas. Com esses conceitos facilita não só para o aluno absorver as noções matemáticas, mas também ao professor para ensiná-los.
Elaboramos duas atividades, destinadas a criança de 7 e 10 anos, dos 2º e 5º Ano, onde o primeiro já possui noções de SOMA e o segundo de MULTIPLICAÇÃO, ambos aceitaram com muita disposição realizar as atividades e acharam fáceis, visto que conheciam o conceito, também o aluno do 5º ANO disse que a base para que ele aprendesse a MULTIPLICAÇÃO foi ter aprendido e passado bem pelos conceitos de SOMA.
Guilherme - 7 anos - 2º ANO
Segue também uma folha reserva que o aluno fez os cálculos.
Lucas - 10 anos - 5º Ano
Lucas disse que houve perguntas em que não gostaria de fazer a conta, pois é muito fácil, porém o mesmo quis demonstrar.
Obtivemos das duas crianças várias situações que podemos utilizar a matemática, em coisas que para nós é extremamente normal eles conseguiram enxergar como operações matemáticas. Uma criança ressaltou a importância da Matemática no Trânsito, dizendo que "tudo depende da matemática, olha esse semáforo, está demorando muitos segundos para abrir." entre outros exemplos também dados no trânsito (MHS, 8 anos) após nossa produtiva conversa sobre a matemática.
Essa experiência com as crianças foi espetacular e alcançamos os objetivos, que é conscientizá-los sobre a importância, e não somente, mas fazer com que estes tenham gosto e apresso pela matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário