domingo, 31 de março de 2013

História da Matemática - Texto e Atividades

História da Matemática - Atividades

"Matemática", palavra que os pitagóricos cunharam a partir do termo “μάθημα“ (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento". Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas cujas existências tinham finalidades práticas.
Vários povos se destacaram nesta ciência, como os egípcios, sumérios, babilônios e gregos.

História da matemática no Egito:

Período: 3100 a.C.
Os egípcios desenvolveram três formas de escrita: hieroglífica (usada pelos sacerdotes em monumentos e tumbas); hierática (forma cursiva, usada nos papiros) e a escrita demótica, de uso geral.

História da matemática na Babilônia:


Período: 2100 a.C.
O sistema de numeração utilizado era o sistema de agrupamento simples de base, ou seja, 10 para números menores do que sessenta e um sistema posicional que podia ter base 10 ou base 60 para números maiores.
Muitos processos aritméticos eram efetuados com a ajuda de tábuas. Dentre as tábuas matemáticas babilônicas encontramos a chamada Plimpton escrita aproximadamente entre 1900 e 1600 a.C.. Ela consiste de três colunas praticamente completas de caracteres que contém ternas pitagóricas; isto é, números que representam a medida da hipotenusa e de um cateto de triângulos retângulos cujos três lados têm medida inteira.
Os hindus introduzem um símbolo completamente novo no sistema de numeração até então conhecido: o ZERO. Isto causa uma verdadeira revolução na "arte de calcular". Dá-se início à propagação da cultura dos hindus por meio dos árabes. Estes levam à Europa os denominados "Algarismos arábicos", de invenção dos hindus.

História dos Números:
O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisas.
Há mais de 30.000 anos, o homem vivia em pequenos grupos, morando em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e proteger-se da chuva e do frio.
Para registrar os animais mortos numa caçada, eles se limitavam a fazer marcas numa vara. Nessa época o homem se alimentava daquilo que a natureza oferecia: caça, frutos, sementes, ovos. A escrita ainda não tinha sido criada. Para contar, o homem fazia riscos num pedaço de madeira ou em ossos de animais.
Mais ou menos há 10.000 anos, o homem começou a modificar bastante o seu sistema de vida. Em vez de apenas caçar e coletar frutos e raízes passou a cultivar algumas plantas e criar animais. Era o início da agricultura, graças à qual aumentava muito a variedade de alimentos de que podia dispor.
E para dedicar-se às atividades de plantar e criar animais, o homem não podia continuar se deslocando de um lugar para outro como antes. Passou então a fixar-se num determinado lugar, geralmente às margens de rios e cavernas e desenvolveu uma nova habilidade: a de construir sua própria moradia.
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. A idéia de contagem estava relacionada com os dedos da mão.
Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos.
A criação dos símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemática. Na Pré-História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões. Hoje sabemos representar esta operação por meio de símbolos. 3 + 5 = 8.

 ATIVIDADES









REFERÊNCIAS
BLOGSPOT. História da Matemática. Retirado de: http://vinnyekaeducadores.blogspot.com.br/p/historia-da-matematica.html. Acessado em: 30/03/2013
BLOGSPOT. Caderno Digital de Matemática 4ª Série. Retirado de: http://cadernodigitalmatematica.blogspot.com.br/2010/03/historia-dos-numeros.html. Acessado em: 31/03/2013
SECRETARIA DA ESDUCAÇÃO. Sistema de Numeração Babilônico. Retirado de: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=690&evento=5. Acessado em: 31/03/2013
ANDRADE, Miguel. História dos Números. Retirado de: http://www.inovar.pt/cre/phpwebquest/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=311&id_pagina=1. Acessado em: 31/03/2013
LIBERACI, Maria. Atividades: História dos Numeros. Retirado de: http://marialiberaci.blogspot.com.br/2012/04/atividades-historia-dos-numeros-pre.html. Acessado em: 31/03/2013
PAES, Marly. História dos Números. Retirado de: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2011/02/numeros-0-9.html. Acessado em: 31/03/2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

Intervenções do Professor para a Criança



As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial do conceito de número.
A matemática para que ela se torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender seu processo, pois, o básico deve dar base para todos os outros aspectos da matemática.
Desde a sua infancia o ser humano inicia seu processo de construção de números, através da necessidades de contar objetos. É preciso compreender como funciona esse processo no desenvolvimento, a fim de compreender como a criança processa mentalmente os números.
No desenvolvimento cognitivo, nota-se a existencia dos estágios. Surgindo uma iquetação nos educadores, como fazer as tarefas de aprendizagem correspondendo o nível de desenvolvimento em que se encontra a criança? Por isso faz necessario não apenas indentificar  o que ensinar, a maneira de ensina-lo, como também, e acima de tudo, quando ela está pronta para aprender as diversas atividades intelectuais.
Jean Piaget, psicólogo Suiço, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se processa a construção do conceito de números pela criança.
Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo se processa em 4 estágios, sensório-motor(0-2 anos); pré-operacional(2-6anos); operações concretas(7-11anos);e de perações formais(11 anos em diante).
Ou seja, sabemos que o aluno irá aprender através das interações sociais e situações concretas, Piaget nos prova em seus estudos que será a faixa etaria que vamos trabalhar matemática meramente necessitam dessas condições. Quando a criança etsá na educação infantil iremos introduzir os números, ela estará no processo pré-operacional, o qual a interação social faz a maior doferença no processo, nesta fase a criança grava a imagem das coisas com nome( simbolos linguagem) assim o professor mostrará o número e a criança irá interiorizar, nesta fase ela não será capaz de definir quantidades. Já quando falamos de operacional concreto, "situações concretas", entram em ação porque o aluno a principio irá aprender através de situação concretas, ou seja, aquilo que esta presente, aquilo que ele vê, toca e senti.
Situações  imaginárias raramente irá levar o aluno ao resultado pretendido, claro isso na etapa de inicialização de matemática.
A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontaneo da criança, o que é muito dificil pq a maioria dos docentes foi treinados para obter das crianças a produção de respostas certas.
Sendo que uma criança que pensa ativamente,mesmo que em sua maneira, inevitavelmente constroi o numero.
O professor têm que estar atento a realidade do aluno, adequando os conteúdos conforme seus processos cognitivos, para conseguir fazer caso necessario intervenções conscientes permitindo que a criança complete sua construção de conceitos.
E tratando sobre "construção de conhecimentos" é preciso que o professor use da criatividade, buscando formas e maneiras de levar o conteúdo para criança estimulando o interesse para introduzir o conteúdo.
Podendo utilizar de matyeriais concretos, porque a criança vai conseguir entender melhor aquilo que ela vê. Mesmo porque nessa faixa etária em que começamos a trabalhar os conceitos numericos elas ainda são muito pequenas para conseguirem trabalhar com o abstrato.
O professor pode utilizar intervenções porém, sabemos que embora seja dificilpara os professores, é preciso, as vezes, permanecer em silêncio, observando os comentarios e reações das crianças na execução das atividades. Só assim é possivél definir com maior clareza as intervenções que devem ser realizadas.
O ensino em si, depende muito da qualidade pratica cotidiana de observação e interação consciente que deve ser feito pelo educador.
.

sábado, 16 de março de 2013

Introdução

Introdução
 Este blog tem como objetivo de contribuir como ferramenta, acerca do ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
As diversas transformações ocorridas na sociedade, seja pela globalização da economia, têm exigido mudanças significativas na educação. Nesse contexto,é preciso cada vez mais formar alunos cidadãos, tornando-os capazes de interpretar e analizar, de forma crítica, as diversas informações apresentadas em grande quantidades e de maneira diversificadas.
Diante disso, o conhecimento matemático assume papel fundamental, pois está relacionado as diversas aréas do conhecimento, sendo também responsável pelo desenvolvimento do raciocínio logico, entre outras capacidades cognitivas.
Por isso o objetivo da construção desse blog, é de contribuir para um melhor ensino de matemática, também como um instrumento de auxílio ao seu trabalho em sala de aula.
Abordamos alguns conceitos teóricos e,além disso, apresentamos sugestões de atividades relacionadas aos conteúdos por aqui citados.